The Katzenjammer Girls*

17 jan

Lá da Noruega… Katzenjammer é um quarteto de charmosas multi-instrumentistas que criaram uma grande mistureba pop-étnica com o lançamento de seu primeiro disco, “Le Pop”. A salada de referências começa pelo nome… “The Katzenjammer Kids*” foi uma das primeiras tiras de quadrinhos produzidas… meados de 1890… e os alemães chamam suas bebedeiras e ressacas de… “katzenjammer” (segundo este mesmo link). Não imagino se elas batizaram a banda por estes motivos, mas não tem como fugir dessa impressão logo na primeira escutada. Som para se ouvir alto, tomando cerveja e gritando! Clichezão alemão/viking/nórdico/ou o que mais o imaginário mandar… falando em boteco e cerveja, fique com o mesmo “primeiro contato” que eu tive delas… e vamos ver se a impressão é a mesma. Katzenjammer com a faixa “A Bar In Amsterdan”:

Balcãs? Folk dos Balcãs-pop-metal? Sim, metal? O que é esse refrão, então? Que lembra aquelas bandas de metal melódico… nórdicas! E aquele contra-baixo balalaika com cara de gato? Pegada Western tem, sem dúvida… espanhola também.

As quatro integrantes cantam e tocam diversos instrumentos (são quase 30 utilizados na gravação do disco). “Le Pop” é dramático e colorido, como uma apresentação circense… uma babel sonora guiada pela música popular; dos acampamentos ciganos aos circos russos depois de tomar algumas nos cabarets franceses e terminar em guetos do Mississippi… tudo com uma bela atualizada no folk tradicional de outras partes da Europa… mais a desordem punk! Sim! Elas conseguem colocar todas essas referências em um disco, sem soar cansativo ou complicado.  O álbum é simples, fanfarrão, leve e pelo visto vai longe…. o Katzenjammer já esta com datas marcadas para a abrir algumas apresentações do Keane, em Londres… e todo um mundo musical para colorir.

“Le Pop”? Aqui ó

Uma resposta to “The Katzenjammer Girls*”

  1. Artur Lipori janeiro 19, 2009 às 2:38 am #

    Parece sensacional isso.
    To baixando aqui.

    A melhor coisa que a Noruega fez depois do Aha.
    Grato pela dica.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: